Prevenção é fundamental quando o assunto são possíveis acidentes de trabalho. Para que isso seja colocado em prática no ambiente laboral, é necessária a elaboração de um Plano de Ação de Segurança do Trabalho. O plano é um planejamento que tem como objetivo a preservação da saúde e segurança do trabalhador. Para este plano, técnicos e engenheiros de segurança do trabalho são os profissionais responsáveis por identificar e prevenir possíveis situações de risco, de modo que busquem evitar doenças e acidentes do trabalho, e consequentemente prejuízos financeiros para as empresas.
Para que os profissionais da empresa possam desenvolver suas atividades com qualidade, não basta apenas a fiscalização do ambiente de trabalho ou o uso do EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), também é preciso desenvolver melhorias constantes, analisando o passado, presente e projetando o futuro do ambiente de trabalho. Estas ações definem o Plano de Ação de Segurança do Trabalho.
Uma das primeiras etapas para a elaboração de um plano de ação é identificar problemas que podem ocorrer de diferentes formas e em diferentes setores do local. Logo após esta fase, vem a elaboração do PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), e por meio disto a APR (Análise Preliminar de Riscos).
De acordo com dados do Ministério Público do Trabalho e da Organização Internacional do Trabalho divulgados em 2021, o Brasil é o segundo país do G20 em mortalidades por acidentes de trabalho. Com essa alta registrada no país, é fundamental capacitar sua empresa e mudar esta realidade. Ainda no Plano de Ação, quando há um acidente ou incidente do trabalho, é fundamental estudar a situação, ou seja, conhecer as características destas tarefas, e como são realmente executadas durante o dia. Fatores que interferem na atividade devem ser compreendidos. E assim, no caso de acidente ou incidente, investigar o fato.
Para concluir os objetivos do Plano de Ação de Segurança do Trabalho, também é necessária a Definição de Ações e Metas, ou seja, o próprio planejamento, colocar em prática as etapas estabelecidas previamente, e após a conclusão das ações, a equipe deve analisar tais pontos, como: O objetivo foi alcançado? Cumpriu prazos e custos? Ainda há melhorias a serem realizadas? Como resultado, quando ainda há riscos, esta etapa reinicia o projeto, e funciona como a etapa de Identificação do Problema.