O trabalho do assistente técnico judicial é importante para acompanhar as perícias, principalmente, no que se refere à interpretação das provas. Ao receber uma visita investigativa, a empresa que não dispõe de um assistente experiente não possui respaldo técnico para questionar riscos que foram apontados no trabalho do perito judicial.
Este é um tipo de profissional que deve ser habilitado para verificar todas as hipóteses de análises que foram apontadas pelo reclamante. Lembrando que, o perito judicial é um humano que pode cometer erros, por isso, o assistente técnico judicial é tão importante para assegurar a produção de prova pericial.
A própria legislação prevê a participação do assistente técnico judicial como auxiliar à Justiça. Ela reconhece o trabalho desse colaborador, principalmente nos casos em que a prova da ocorrência depende de conhecimento técnico ou científico.
Deste profissional, espera-se que tenha um conhecimento técnico capaz de desempenhar a função, conhecimentos jurídicos e experiência na elaboração da prova judicial.
Os juízes, hoje em dia, dispõem bastante atenção aos laudos dos assistentes técnicos nos tribunais. Isso mostra o quanto o trabalho deste profissional tem se tornado importante e fundamental para as conclusões.